terça-feira, 3 de março de 2009

Ne Me Quitte Pas

Tudo começou com CD de Maysa que levei ao meu Pai, junto já iniciava a mini-serie na TV: novamente o furacão "Maysa" na moda.
Gosto muito da intérprete, mas para falar a verdade, as vezes, ela me deixa deprimida com sua intensidade ... essa sua entrega total.
Ana Luiza com apenas 9 anos, pediu para imprimir a letra em françês (ela diz que não consegue acompanhar Maysa e Nina Simone - cantam rápido) e a tradução. Só então me dei conta do quanto a letra é linda, entendo melhor a intensidade de Maysa especialmente nessa música.







Não me Deixes - Jacques Brel (tradução)

Não me deixes,
Não me deixes,
É preciso esquecer,
Tudo se pode esquecer
Que já para trás ficou.
Esquecer o tempo dos mal-entendidos
E o tempo perdido a querer saber como
Esquecer essas horas,
Que de tantos porquês,
Por vezes matavam a última felicidade.

Não me deixes...
Te oferecerei
Pérolas de chuva
Vindas de países
Onde nunca chove;
Escavarei a terra
Até depois da morte,
Para cobrir teu corpo
Com ouro, com luzes.
Criarei um país
Onde o amor será rei,
Onde o amor será lei
E você a rainha.

Não me deixes...
Te Inventarei
Palavras absurdas
Que você compreenderá;
Te falarei
Daqueles amantes
Que viram de novo
Seus corações ateados;
Te contarei
A história daquele rei,
Que morreu por não ter
Podido te conhecer.

Não me deixes...
Quantas vezes não se reacendeu o fogo
Do antigo vulcão
Que julgávamos velho?
Até há quem fale
De terras queimadas
A produzir mais trigo;
Que a melhor primavera
É quando a tarde cai,
Vê como o vermelho e o negro
Se casam
Para que o céu se inflame.

Não me deixes...
Não vou chorar mais,
Não vou falar mais,
Escondo-me aqui
Para te ver
Dançar e sorrir,
Para te ouvir
Cantar e rir.
Deixa-me ser à sombra da tua sombra,
A sombra da tua mão,
A sombra do teu cão.

Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes,
Não me deixes.

Mais sobre "Ne Me Quitte Pas"

"Ne me quitte pas" é uma canção francesa, composta, escrita e cantada por Jacques Brel, publicada em 1959 pela Warner-Chappell. Foi escrita em decorrer da separação de Brel e de Suzanne Gabriello e interpretada por muitos outros artistas em francês ou versão em outros idiomas.

Segundo Brel, a música não é sobre o amor, mas sobre a covardia dos homens.

A primeira versão de Brel data de 11 de setembro de 1959, como parte do álbum La Valse à mille temps.
Em 1961, é produzida a primeira versão (em flamengo/holandês), intitulada Laat me niet alleen.
Treze anos após a versão original, em 20 de junho de 1972, Jacques Brel lança uma nova versão para o álbum que leva o mesmo nome.

"Ne me quitte pas" foi interpretada na versão orginal em francês por Simone Langlois, seguida de Nina Simone, Sylvie Vartan, Serge Lama, Nana Mouskouri (no álbum Hommages de 1997), Yuri Buenaventura (versão salsa, em 1999), Maysa Matarazzo e Estrella Morente. A interpretação de Simone Langlois (1959) foi possivelmente a primeira gravação: Brel teria dado a ela prioridade em gravar a primeira versão. Dentre os artistas brasileiros que gravaram a música, além de Maysa Matarazzo, podem-se destacar: Ângela Ro Ro, Roberta Miranda e Alcione.

Há outras versões de "Ne Me Quitte Pas" nos mais diversos idiomas, algumas memoráveis são os títulos: "If you go away", "Don´t leave me", "Bitte, geh nicht fort", "Non andare via", "Não me Deixes Mais", "Se Você Partir", "Laat me niet alleen", "Al tilchi mikan", "Ne ovstavljaj me", "No me dejes", "No em deixis mai", dentre outras.


"Ne Me Quitte Pas"
por Maysa Matarazzo

O Cineasta Espanhol Pedro Almodóvar incluiu a versão de "Ne Me Quitte Pas" cantada em francês por Maysa Matarazzo na trilha sonora do filme La Ley del Deseo (1987). Na cena, a pequena Ada, Manuela Velasco, atravessa sobre um rio o cenário onde Tina, Carmen Maura, interpreta a peça teatral A voz Humana de Cocteau, em trajes de primera comunhão. A voz de Maysa Matarazzo soa dramaticamente "Ne Me Quitte Pas". Se considerado o sucesso do filme, exibido em diversos países e premiado em diversos festivais internacionais, possivelmente seja, talvez, a interpretação de Maysa Matarazzo, a mais famosa de todas as conhecidas até hoje.
No Brasil, nos tempos recentes, a interpretação de Maysa Matarazzo ganhou notoriedade entre a nova geração ao fazer parte da trilha sonora da Minissérie Presença de Anita (2001), uma adaptação de Manoel Carlos do livro Presença de Anita de Mário Donato. A canção, além de tema de abertura, foi tema da personagem título, papel da atriz Mel Lisboa.

A versão em inglês foi feita por Rod McKuen e intitulada de If you go away. Essa mesma versão foi interpretada por David Bowie, Scott Walker, Shirley Horn, Alex Harvey, Jack Lukeman, Julio Iglesias, Marc Almond, Momus, Neil Diamond, The Paper Chase, Frank Sinatra, Dusty Springfield, The Dresden Dolls, Cindy Lauper.




(Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre)


0 Comments:

 
Template by CriaRecria - Todos os direitos reservados!