domingo, 22 de junho de 2008

No jornal




Voltando do trabalho por volta das 23 h, no ônibus lia o "Jornal Ipanema", amei essa entrevista com o Secretário de Cultura de Voltorantim: Werinton Kermes. Nos conhecemos em tempos de OSE (anos 80), continua a mesma pessoa simples, competente e humilde! Atencioso e sempre com ouvindos atentos... a forma que ele responde... é emocionante como fala do seus projetos, trabalhos, da família ... Sucesso sempre amigo ...



Peronalidade /Raquel Machado




Positivo: Para a pousada La Villette, em Campos do Jordão. Perfeita!



Negativo: Aos donos que saem para passear com seus cães nas ruas e não limpam as “sujeiras” de seus bichinhos! Eca!



Werinton Kermes - Jornalista e secretário de Cultura de Votorantim (e faz questão de acrescentar: é repórter, fotógrafo, documentarista, videomaker e produtor cultural).


Qual o pedido mais estranho feito por um artista? Prostitutas



Qual o evento mais marcante?A exibição das imagens da década de 20 do século passado de Votorantim e Sorocaba, encomendadas, na época, pelo grupo Votorantim. Foi uma viagem ao passado, ao som de uma das mais belas músicas brasileiras que eu conheço - executada ao vivo pelo quarteto de Cordas da Secretaria de cultura – “O Trenzinho do Caipira”, de Villa Lobos.



Trabalhar com arte... Depende do lugar, do patrocinador, do orçamento, da sorte, da dedicação, do amor, da vontade. Mas trabalhar com arte, no Brasil ou em qualquer outro lugar, além de maravilhoso, é a melhor coisa que eu sei fazer.



Já sofreu algum tipo de preconceito? Como produtor cultural, quando fui pedir apoio a um empresário e ele me disse que cultura é coisa de maconheiros e gays. Minha mãe é filha de italiano com uma portuguesa. Meu pai é negro... aí nem preciso te dizer, né?



O Brasil precisa de... Pão e poesia



Um desejo? Documentar cidades pequeníssimas, com até três mil habitantes, com pessoas normalíssimas. Registrar a poesia do simples nas vidas e coisas mais cotidianas dessas pessoas.



A política é... A ação cotidiana de mediar as relações. No meu caso, de mediar as relações para a produção, o incentivo, a valorização da cultura, uma oportunidade para dar oportunidades.



Pretende continuar na política? Quem vive sem política? Até em casa, com a pessoa amada, com os filhos, com a família a gente não vive se não fizer política de convívio, de aceitação, de persuasão. Agora, política partidária, isto é outra coisa... prefiro a política cultural.



Uma pessoa que marcou sua vida? A Mirian Cris, é lógico!



Um artista: Todos. Mas sobretudo o João do Vale. Pela genuinidade, pela simplicidade, pelo pé cheio de barro, igual ao meu... e Paulo de Andrade pessoa que sabia contagiar com sua arte (morreu no dia 9 de junho).



Um hábito... Ler cadernos de cultura de grandes jornais. Também fazer o café da manhã e não tomar (café me faz mal, mas adoro o aroma e o ritual de fazer o café no coador de pano).



Quer um dia...Ver um trem de passageiros saindo de Sorocaba e indo para São Paulo, Rio de Janeiro...



Algum projeto novo da prefeitura na área cultural? Vamos entrar o segundo semestre com ações que irão levar cultura para as crianças recém-nascidas de Votorantim (projeto Cultura no Berço).



Uma frustração... Saber que não vou ter tempo de fazer tudo que queria pela cultura de Votorantim. Faltam seis meses para terminar o ano e em 2009 a cidade vai ter outro prefeito e, como quem me deu esta oportunidade foi o prefeito Jair Cassola, saio com ele, além de não ter feito um longa-metragem, onde pudesse mostrar o lado oculto de cada um de nós, uma versão brasileira do filme francês, “O Fabuloso Destino”, de Amélie Poulain.



Uma peça de teatro... “A Hora da Estrela”, com Melany Kern, minha filha (atriz) interpretou Macabéia. “O Baile”, dirigido pela sorocabana Edeméia Pereira e as “Troianas”, que teve direção de Mantovanni .



Show inesquecível...Zé Ramalho. Nos anos 80, de repente entra no palco uma cantora chamada Joan Baez, canta uma música e sai presa pela Polícia Federal, pois vivíamos um regime militar e a cantora era ligada aos movimentos de libertação de presos políticos nos Estados Unidos.



Espaço Livre...Quando desenvolvemos a cultura estamos multiplicando o espaço para vozes que refletem sobre os problemas da sociedade .

0 Comments:

 
Template by CriaRecria - Todos os direitos reservados!